Assim é que é, do Livro com Cheiro a Chocolate - Alice Vieira

Este é um projeto criado com o apoio do PNL 2027. Através do canal de youtube disponibilizado é possível aceder, gratuitamente, a várias histórias. 






O e chegou a casa estafado. Ele tinha saltado ao eixo, perseguido esquilos, viajado até Espanha e montado num elefante. Estava cansado. Por isso, embrulhou-se no edredão e adormeceu. Mas, com o e adormecido, as pessoas queriam pôr-se de pé e não conseguiam. E o p dizia muito aborrecido:
- Eu sozinho não me aguento! Tenho poder e peso, mas não tenho equilíbrio.
E o Zé queria ir para a escola e não conseguia. Era como se metade do Zé quisesse ir, e a outra metade não quisesse. 
Então, foram chamar o u, que é uma vogal que faz sempre muuuuito baruuuulho e pediram-lhe que fosse acordar o e, para o mundo voltar a ser como era. E o u, acabadinho de saltar do meio da lua, para o meio da rua, entrou no quarto onde o e reeeeesonava e deu um urro que se ouviu no Uruguaia.
Nunca o e saltara da cama com tanta energia… Então, as pessoas puseram-se de pé e o Zé pôs o boné e pode ir para a escolar. E o murmurou:
- Eu sou uma vogal muuuuito útil…