O Coelhinho Branco de Adolfo Coelho

Neste pequeno vídeo conseguimos ter acesso à história do Coelhinho Branco de Adolfo Coelho. Numa primeira fase uma pessoa lê a história e depois é sugerida a leitura autónoma.




Era uma vez um coelhinho que foi à sua horta buscar couves p’ra fazer um caldinho.
Quando o coelhinho branco voltou da horta, chegou à porta e achou-a fechada por dentro.
Bateu e perguntaram-lhe de dentro:
- Quem é?
- Sou eu, o coelhinho que venho da horta e vou fazer um caldinho.
Responderam-lhe de dentro:
- E eu sou a cabra cabrês que te salto em cima e te faço em três.
Foi-se o coelhinho por aí fora muito triste e encontrou um boi e disse-lhe:
- Eu sou o coelhinho que tinha ido à horta e ia para casa fazer o caldinho; mas quando lá cheguei encontrei a cabra cabrês, que me salta em cima e me faz em três.
Responde o boi:
- Eu não vou lá que tenho medo.
Foi o coelhinho andando e encontrou um cão e disse-lhe:
- Eu sou o coelhinho que tinha ido à horta e ia para casa fazer o caldinho; mas quando lá cheguei encontrei a cabra cabrês, que me salta em cima e me faz em três.
Responde o cão:
- Eu não vou lá que tenho medo.
Foi mais adiante o coelhinho e encontrou um galo, a quem disse também:
- Eu sou o coelhinho que tinha ido à horta e ia para casa fazer o caldinho; mas quando lá cheguei encontrei a cabra cabrês, que me salta em cima e me faz em três.
Responde o galo:
- Eu não vou lá que tenho medo.
Foi-se o coelhinho muito mais que triste, já sem esperanças de poder voltar para casa, quando encontrou uma formiga que lhe perguntou:
- Que tens tu coelhinho?
- Eu vinha da horta e ia para casa fazer o caldinho; mas quando lá cheguei encontrei a cabra cabrês, que me salta em cima e me faz em três.
Responde a formiga:
- Eu vou lá e veremos como isso há de ser.
Foram ambos e bateram à porta; diz-lhe a cabra cabrês lá de dentro:
- Aqui ninguém entra, está cá a cabra cabrês que lhes salta em cima e os faz em três.
Responde a formiga:
- Eu sou a formiga rabiga, que te tiro as tripas e furo a barriga.
Dito isto a formiga entrou pelo buraco da fechadura, matou a cabra cabrês e abriu a porta ao coelhinho, foram fazer o caldinho e ficaram a viver juntos, o coelhinho branco e a formiga rabiga.

Direitos de autor reservados a Iniciativa Educação